domingo, 27 de junho de 2010

Gasto Calórico

Veja aqui a tabela para gasto calórico, clique aqui ou entre neste site: http://www.cdof.com.br/nutri1.htm.
Lembre-se, coloque quantas vezes na semana você faz esta atividade, depois multiplique por quantas vezes você faz esta atividade por semana. Por exemplo, se você caminha 03 vezes na semana por 30 minutos cada dia, primeiro veja quantas calorias você gasta nesta caminhada de 30 minutos, (por exemplo: 200 calorias), multiplique por três vezes que dariam 600 calorias, então divida por sete (85,71 calorias) para se ter uma média diária. Faça assim com todas as atividades.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tabela de Calorias

Clique aqui para acessar a tabela de calorias, ou utilize o endereço abaixo:

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Seminário

Realizar a apresentação de uma mídia (vídeo, aúdio, revista, jornal ou site) sobre alguma propagando "enganosa" e fundamentar esta mídia colocando se é verdade ou não.

domingo, 28 de março de 2010

Atividade Aeróbica

Qual a importância da atividade física aeróbica para o ser humano?
- O que é atividade física aeróbica?
- Como é feito o controle da atividade física aeróbica?
- Benefícios para o corpo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A Importância do desjejum

Efetuar um texto com o seguinte tema:

A Importância do desjejum para o rendimento na:

- Escola
- Atividade física
- Saúde
- Emagrecimento
- Melhora da qualidade de vida
- Outros.

Ficha de controle de atividade aeróbica

Registrar em todas as aulas práticas os batimentos cardíacos medidos durante a aula, esta planilha será cobrada em algumas aulas e no final do bimestre.


Data - BPM Repouso - 1a. parte - 2a. parte - 3a. parte - 4a. parte - BPM final

segunda-feira, 8 de março de 2010

Zona-alvo de frequência cardíaca

Cálculos

A zona-alvo de frequência cardíaca leva em conta a idade do praticante do exercício e seu nível de preparo físico. A fórmula mais utilizada pelos profissionais de educação física para calculá-la é o chamado modelo de Karvonen. Confira a conta feita para a Janaína, que há três meses obedece fielmente os valores em suas corridas diárias:

1º Passo: em primeiro lugar, conheça o número máximo de batimentos cardíacos que seu coração pode atingir, a chamada frequência cardíaca máxima. Basta fazer a seguinte conta: 220 menos a sua idade. Assim, para a Janaína, que tem 24 anos, o número máximo de batimentos por minuto é de 196 (220 menos 24).

2º Passo: meça a sua frequência cardíaca de repouso, ou seja, o número de batimentos por minuto de seu coração quando não está envolvido em esforço físico. A dica é fazer a medição assim que acordar. Para Janaína, esse valor é 50.

3º Passo: conhecendo os dois valores anteriores, é possível calcular a chamada frequência cardíaca de reserva. Para isso, subtraia a frequência de repouso da frequência máxima. No caso de Janaína, a conta é 196 menos 50. Logo, a frequência reserva dela é de 146 batimentos por minuto.

4º Passo: a frequência de reserva não vai ser usada inteira no restante do cálculo. Será utilizada apenas uma porcentagem, definida de acordo com o seu preparo físico. Se você é iniciante, deve usar na próxima etapa da conta apenas 60% do valor da frequência reserva. Se já pratica exercícios, pode usar qualquer valor entre 70% e 80%. Como Janaína já corre há três meses, ela utiliza 70% da frequência reserva, ou seja, 102,2 (70% dos 146 batimentos por minuto).

5º Passo: com esse número em mãos, adicione novamente o valor da frequência de repouso. O resultado será a zona-alvo de frequência cardíaca. Para Janaína, o valor é 152,2 (102,2 mais 50) batimentos cardíacos por minuto. Na prática, o treinamento deve sempre ficar nessa média, variando, no máximo, dez batimentos abaixo ou acima.

Fórmula geral: