domingo, 28 de março de 2010

Atividade Aeróbica

Qual a importância da atividade física aeróbica para o ser humano?
- O que é atividade física aeróbica?
- Como é feito o controle da atividade física aeróbica?
- Benefícios para o corpo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A Importância do desjejum

Efetuar um texto com o seguinte tema:

A Importância do desjejum para o rendimento na:

- Escola
- Atividade física
- Saúde
- Emagrecimento
- Melhora da qualidade de vida
- Outros.

Ficha de controle de atividade aeróbica

Registrar em todas as aulas práticas os batimentos cardíacos medidos durante a aula, esta planilha será cobrada em algumas aulas e no final do bimestre.


Data - BPM Repouso - 1a. parte - 2a. parte - 3a. parte - 4a. parte - BPM final

segunda-feira, 8 de março de 2010

Zona-alvo de frequência cardíaca

Cálculos

A zona-alvo de frequência cardíaca leva em conta a idade do praticante do exercício e seu nível de preparo físico. A fórmula mais utilizada pelos profissionais de educação física para calculá-la é o chamado modelo de Karvonen. Confira a conta feita para a Janaína, que há três meses obedece fielmente os valores em suas corridas diárias:

1º Passo: em primeiro lugar, conheça o número máximo de batimentos cardíacos que seu coração pode atingir, a chamada frequência cardíaca máxima. Basta fazer a seguinte conta: 220 menos a sua idade. Assim, para a Janaína, que tem 24 anos, o número máximo de batimentos por minuto é de 196 (220 menos 24).

2º Passo: meça a sua frequência cardíaca de repouso, ou seja, o número de batimentos por minuto de seu coração quando não está envolvido em esforço físico. A dica é fazer a medição assim que acordar. Para Janaína, esse valor é 50.

3º Passo: conhecendo os dois valores anteriores, é possível calcular a chamada frequência cardíaca de reserva. Para isso, subtraia a frequência de repouso da frequência máxima. No caso de Janaína, a conta é 196 menos 50. Logo, a frequência reserva dela é de 146 batimentos por minuto.

4º Passo: a frequência de reserva não vai ser usada inteira no restante do cálculo. Será utilizada apenas uma porcentagem, definida de acordo com o seu preparo físico. Se você é iniciante, deve usar na próxima etapa da conta apenas 60% do valor da frequência reserva. Se já pratica exercícios, pode usar qualquer valor entre 70% e 80%. Como Janaína já corre há três meses, ela utiliza 70% da frequência reserva, ou seja, 102,2 (70% dos 146 batimentos por minuto).

5º Passo: com esse número em mãos, adicione novamente o valor da frequência de repouso. O resultado será a zona-alvo de frequência cardíaca. Para Janaína, o valor é 152,2 (102,2 mais 50) batimentos cardíacos por minuto. Na prática, o treinamento deve sempre ficar nessa média, variando, no máximo, dez batimentos abaixo ou acima.

Fórmula geral: